Propósito e Valores Vídeo

Do Schools Kill Creativity?

No TED Talk “Do Schools Kill Creativity?” Sir Ken Robinson lança uma crítica ao sistema educacional vigente, focando principalmente na maneira como a educação atual pode estar sufocando a criatividade inata das crianças. Ele começa sua palestra destacando a capacidade das crianças para a inovação e a imaginação, ilustrando essa característica infantil com histórias que ressaltam a disposição natural dos jovens para arriscar e pensar de forma não convencional.

Robinson argumenta que, ao longo do tempo, o sistema educacional formal tende a desencorajar essa inclinação inata para a criatividade, em favor de um foco e exigência mais rigorosa em matérias consideradas “sérias” como matemática e línguas, por exemplo. Ele sustenta que essa hierarquia de disciplinas, que privilegia as ciências exatas e desvaloriza as artes, não apenas limita as oportunidades dos alunos de explorar e desenvolver suas capacidades criativas, mas também é inadequada para prepará-los para os desafios do futuro.

Um dos pontos centrais de sua argumentação é que o sistema educacional foi estruturado durante a era industrial e ainda está moldado pelos princípios dessa época, incluindo a padronização e a conformidade. Essa abordagem, segundo Robinson, é contraprodutiva no período atual, que valoriza a inovação e a capacidade de pensar de formas diferentes.

Além disso, Robinson enfatiza a importância de reconhecer múltiplas formas de inteligência e estilos de aprendizagem. Ele critica o enfoque unilateral do sistema educacional, que mede a inteligência principalmente através de habilidades linguísticas e lógico-matemáticas, ignorando outras formas de inteligência e expressão criativa que são igualmente importantes.

Ao longo da palestra, Robinson defende uma transformação radical na educação, propondo um sistema que valorize e cultive a criatividade tanto quanto a alfabetização acadêmica. Ele sugere que a educação deveria ser personalizada, para fomentar o potencial único de cada criança, em vez de forçá-las a se conformar a um modelo educacional padronizado que pode limitar seu potencial criativo e inovador.

“Do Schools Kill Creativity?” busca enfatizar a necessidade existente de repensarmos nossas prioridades educacionais como sociedade moderna, propondo uma reforma educacional que valorize a criatividade. Robinson destaca os problemas do sistema educacional atual, que não está alinhado com o momento e as necessidades globais, e nos inspira a alterar a forma com a qual educamos as gerações futuras, preparando-os para serem pensadores criativos e inovadores, formadores de opiniões e avanços na era moderna.

Assista ao vídeo aqui.