Desafios e recompensas do empreendedorismo

O empreendedorismo no Brasil enfrenta diversos desafios, incluindo burocracia excessiva para abrir e manter um negócio, altos impostos, instabilidade econômica e dificuldade de acesso a crédito. Além disso, a falta de infraestrutura e a deficiência na educação empreendedora também são obstáculos para aqueles que desejam começar seu próprio negócio. No entanto, as recompensas são numerosas, e podem incluir oportunidades de mercado em setores diversos, uma população ainda jovem e ávida por inovação, e potencial de crescimento em um país com grande mercado consumidor.

Antes do mercado financeiro, tive uma boa e longa experiência com empreendedorismo assim que saí da faculdade, em 2000, ao criar uma empresa de tecnologia para a área de segurança e controle de acesso. Ao final de 2015, vendi a empresa para a ASSA ABLOY, maior multinacional global do setor. Dessa experiência extrai diversos insights sobre desafios e recompensas do empreendedorismo.

Desafios

  1. Burocracia e complexidade regulatória: O processo de abrir e manter um negócio no Brasil é marcado por uma burocracia excessiva, o que pode desencorajar novos empreendedores e aumentar os custos operacionais. Muito se fala dos impostos, porém muitas vezes a burocracia maçante é ainda mais desfavorável ao empreendedor. Na minha trajetória, certa vez fomos autuados por digitar um código errado na guia de recolhimento, ou seja, cumprimos a obrigação de pagamento. O recurso foi para os cofres públicos na data correta e mesmo assim fomos penalizados por uma obrigação acessória. Isso ocorre pois, muitas vezes, as próprias instruções normativas da Receita não são eficientes. Diariamente são emitidas tantas normas tributárias que muitas vezes elas contradizem umas às outras. E, com isso, o empreendedor vai gastando energia e dinheiro com equipes jurídicas para reaver o que lhe é de direito, tirando foco do negócio.
  2. Carga tributária elevada: Assunto já muito batido, infelizmente, os altos impostos sobre empresas no Brasil representam uma barreira significativa para empreendedores, especialmente para pequenas e médias empresas.
  3. Instabilidade econômica: A instabilidade econômica do Brasil, caracterizada por inflação, flutuações cambiais e políticas governamentais imprevisíveis, também pode dificultar o planejamento de longo prazo e o crescimento dos negócios.
  4. Acesso limitado ao crédito: Muitos empreendedores no Brasil enfrentam dificuldades para obter financiamento, dada a irresponsabilidade fiscal do poder público que aumenta o custo da dívida e, com isso, oneram as taxas de juros que inviabilizam a tomada de empréstimos.
  5. Infraestrutura deficiente: A falta de infraestrutura de transporte, logística e energia pode dificultar a operação eficiente de negócios em várias regiões do país.

Recompensas

Muito embora os empreendedores enfrentem os desafios acima, sempre procurei manter um olhar otimista, vendo a metade cheia do copo. O empreendedor no Brasil precisa ter essa característica! Até porque existem sim recompensas e elas são gratificantes.

  1. Potencial de escalabilidade: Empreendedores no Brasil têm a oportunidade de expandir seus negócios além das fronteiras nacionais, aproveitando o tamanho do mercado interno e explorando oportunidades globais. Tanto é que ao final de minha trajetória fomos procurados pela maior multinacional global do nosso setor, ASSA ABLOY, empresa listada em Nova York, que por fim adquiriu nossa empresa. Inclusive nosso faturamento na ocasião possuía quase 30% de exportação para países Latam.
  2. População jovem e ávida por inovação: Com uma grande parcela da população brasileira composta por jovens, há um grande potencial para a adoção de novas tecnologias e modelos de negócios inovadores.
  3. Ecossistema empreendedor: Apesar dos desafios, o Brasil também conta com uma crescente rede de incubadoras, aceleradoras e programas de incentivo ao empreendedorismo, assim como gestoras privadas fornecendo suporte, mentoria e recursos para novos empreendedores, impulsionando seu crescimento.
  4. Mercado em crescimento: O Brasil possui uma população grande e diversificada, oferecendo oportunidades em uma variedade de setores, desde tecnologia até agricultura e serviços.
  5. Cultura empreendedora vibrante: O Brasil possui uma cultura empreendedora vibrante, criativa, com uma comunidade cada vez mais conectada e colaborativa de empreendedores, investidores e mentores, criando um ambiente propício para o crescimento dos negócios.

Apesar dos desafios significativos, o empreendedorismo no Brasil oferece um terreno fértil para aqueles dispostos a enfrentar os obstáculos e aproveitar as oportunidades disponíveis. Todos os setores ainda possuem alguma carência e espaço para oportunidades ou inovações disruptivas de se fazer algo de modo diferente dado o acesso à tecnologia que nos permite isso nos dias de hoje.